Minha coluna travou e agora?
- Regislene Seolin
- 6 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
O pilates é um excelente exercício, inclusive para casos mais delicados de dores na lombar ou coluna travada. Sob orientação de um profissional qualificado, com exercícios específicos que não sobrecarregam os discos, fortalece a musculatura e corrige a postura, garantindo a estabilidade da coluna, evitando novas crises e aliviando as dores.
É muito comum sentir dores na coluna em algum momento da vida, apesar de comum, normalmente a dor nas costas está associada a alterações musculares ou a causas mecânicas posturais degenerativas. Porém, existem casos de dores tão agudas que acabam por imobilizar completamente a área afetada, ou seja, “travam a coluna”, isso se deve a um pinçamento nervoso o qual pode acontecer a qualquer momento e atingir pessoas de todas as faixas etárias, embora seja mais comum após os 30 anos de idade.
Esta perda momentânea de movimento é um mecanismo de defesa do próprio corpo, uma proteção da articulação da coluna e do sistema nervoso em resposta à dor aguda e é um aviso de que algo não está funcionando bem naquela região.
São muitas as causas que podem acarretar em dores na lombar, dentre elas destacamos a postura incorreta, grandes e repetitivos esforços, levantamentos de pesos excessivos, permanecer em uma mesma posição por muito tempo sem relaxar a musculatura, obesidade, falta de atividades físicas e até mesmo tabagismo. Com o envelhecimento, as pessoas ficam mais propensas a sofrerem de dores lombares, devido ao processo de degeneração dos ossos, discos, ligamentos e articulações.
Dentre os principais sintomas das dores lombares e da coluna travada estão:
- queimação;
- incapacidade de ficar em pé;
- sensação de “choque”;
- irradiação da dor para as pernas (ciatalgia) ou membros superiores.
Como evitar a coluna travada?
O fortalecimento do grupo de músculos paravertebrais, principalmente os músculos abdominais e glúteos, que garantem a rigidez da coluna vertebral.
Neste sentido o pilates se mostra um excelente exercício e um grande aliado, inclusive para casos mais delicados de dores na lombar ou coluna travada. Sob a orientação de um profissional qualificado, com exercícios específicos que não sobrecarregam os discos, fortalece a musculatura e corrige a postura, garantindo a estabilidade da coluna, evitando novas crises e aliviando as dores.
Após uma crise de coluna travada, o acompanhamento médico, remédios, exercícios físicos e principalmente a fisioterapia são fundamentais. Investir na prevenção, praticando exercícios físicos direcionados e mantendo uma alimentação saudável é o ideal para manter a coluna saudável.
No pilates são trabalhados diversos exercícios que ajudam a aliviar as dores nas costas e podem evitar um possível episódio de coluna travada, destaques para os movimentos:
- relaxar a região sacroilíaca e lombar;
- fortalecer a musculatura das costas e braços.
- abrir o peitoral e fortalecer a lombar;
- aliviar a tensão dos ombros e pescoço;
- alongar e alinhar a coluna;
Comentarios